sexta-feira, 18 de abril de 2014

Desolation Row

  Acho essa uma das músicas mais legais que existem, tanto pela letra quanto pela versão rock do My Chemical Romance.


  Logo de início, vemos as pessoas vendendo cartões postais do enforcamento. Nada diferente das nossas redes sociais, onde coisas grotescas e sem sentido são compartilhadas e alimentam as mentes daqueles mergulhados no ócio da informação. Coisas completamente inúteis abastecem a cabeça desses indivíduos hipnotizados como um viciado em morfina. Conversando sobre coisas sem sentido, implorando por atenção, compartilhamentos e curtidas, lendo e postando qualquer lixo que a faça parecer mais inteligente ou popular.
  Literalmente, o circo está na cidade. E ele tem ótimas atrações: futebol, luta, revistas, ativistas de facebook, anonimato virtual. E ninguém comanda essa bagunça, porque eles tem o comissário em transe. Provavelmente, contando o dinheiro que ganha pra não enxergar os problemas à sua volta. E nós ficamos a ver o circo passar, sem prestar atenção no que acontece por trás do sorriso do palhaço.
  Mas o esquadrão da bagunça está inquieto e, em algum momento, as coisas vão se agitar e eles vão se preocupar conosco, porque nós vamos acabar com essa suposta ordem. Então é melhor que não se acostumem. Nós não vamos passar a vida inteira vivendo como equilibristas. Nós vamos descer da corda, pisar em terra firme e reivindicar o que é nosso por direito.
  As Cinderelas parecem fáceis quando saímos à noite, pra esquecer do dia estressante de trabalho, mas só até você perceber que uma noite de diversão lhe custa uma vida de pensão. Ou, se você tiver sorte, vai somente ouvir: Você está no lugar errado, meu amigo. E não importa para onde você corra, essa É o único som que se ouve, antes de tudo dar errado e você perder tudo o que tinha por causa das besteiras que faz.
  As pessoas se irritam com tudo, mas não conseguem fazer nada. E aí se estressam, batem nas pessoas erradas, apenas para se verem livres. Mas terminam reféns de sua inércia e mesquinharia. Sempre reclamando, sempre culpando as circunstâncias desfavoráveis. Até que alguém acorde pra realidade. E aí, quando o sol se põe, a tripulação de super-humanos saem e ficam rondando todos que sabem mais do que eles. Só pra garantir que não farão nada. E se algo começa a sair do controle, eles os levam para a fábrica onde a máquina de ataque cardíaco é presa em seus ombros, para que assim eles deixem de sentir e sejam apenas bonecos sem coração. E aprendam a olhar para os lados certos e parem de ver problemas “imaginários”.
  E eles vão checar se você não está mentindo, tentando fugir do rebanho na Desolation Row.


Baseada na música Desolation Row, criada por Bob Dylan e regravada por My Chemical Romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário